ENTRETENIMENTO A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO E DA ESPIRITUALIDADE

Textos de apoio

RELIGIÃO ARTIFICIAL

RELIGIÃO ARTIFICIAL

A sociedade moderna está tão acostumada à figura do "androide", que não percebe que existe uma fábrica de religiões artificiais por aí. É a fé "desenvolvida" em laboratório, para agradar um público muito específico.

Ler mais

EU JÁ SEI LER GIBI!

EU JÁ SEI LER GIBI!

Foi-se o tempo em que os gibis eram proibidos na sala de aula e as crianças tinham de escondê-los sob a carteira. Os quadrinhos são uma excelente opção para incentivar a leitura em quem está entrando no mundo das letras.

Ler mais

10 DICAS PARA WEBCOMICS

10 DICAS PARA WEBCOMICS

Você acha que chegou a hora de divulgar o seu talento e começar uma série de quadrinhos digitais, os webcomics? Então, preste atenção nestas 10 dicas e reflita profundamente! Mãos à obra!

Ler mais

O SUSPENSE DO CRISTÃO

O SUSPENSE DO CRISTÃO

Por falar em Alfred Hitchcock, o diretor mais cultuado do suspense, o cristão pode aproveitar e refletir se está preparado para desfrutar do momento mais aguardado pelos filhos de Deus espalhados pelo planeta: a volta de Jesus Cristo.

Ler mais

ONOMATOPEIA, IMAGEM E AÇÃO

ONOMATOPEIA, IMAGEM E AÇÃO

Só em 2007, dez anos após a criação do PNBE (Programa Nacional Biblioteca na Escola), as histórias em quadrinhos começaram a ser incluídas nos acervos distribuídos a bibliotecas escolares. Mas o uso de obras de HQs ainda enfrenta resistência dos docentes. Ele já existia quando o mais comum era o uso de tiras ou histórias curtas para exemplificar disciplinas, e permanece com o boom dos álbuns.

Ler mais

ENSINANDO A LIDAR COM EMOÇÕES

ENSINANDO A LIDAR COM EMOÇÕES

Durante o Congresso Mundial do Cérebro, Comportamento e Emoções, que aconteceu em Buenos Aires, cientistas apresentaram pesquisas relacionadas ao desenho "Divertida Mente" - e falaram sobre sua relação com outro sucesso do cinema, "Relatos Selvagens".

Ler mais

SANSÃO, O HULK DA FÉ

SANSÃO, O HULK DA FÉ

Tudo o que Sansão fez na vida foi movido por impulso: por amor, raiva, vingança e outros sentimentos humanos. Mesmo assim ele guarda alguma semelhanças com o "gigante verde" dos quadrinhos.

Ler mais

ABAIXO O PRÍNCIPE ENCANTADO

ABAIXO O PRÍNCIPE ENCANTADO

O psicoterapeuta Zenon Lotufo Jr. avalia que em grande parte dos contos de fada o medo de cair nas garras de uma bruxa ou de ser punida serve para manter uma atitude de subserviência e não contribui para o amadurecimento da criança - ao contrário do que sustentam algumas correntes da estudo.

Ler mais

GARGALHÔMETRO

GARGALHÔMETRO

O "gargalhômetro" é um método usado para descobrir de quais programas de TV as crianças dão risada. Foi usado pelo Instituto Central Internacional para a Juventude e a Televisão Educativa, na Alemanha, em mais de uma década de estudos sobre o senso de humor infantil.

Ler mais