ENTRETENIMENTO A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO E DA ESPIRITUALIDADE

KARINA DE LIMA

FOTO-KARINA

ENTREVISTA

Por Fernando Passarelli

BIBLINCANDO2Desde 1996 a Comunidade Católica Maria Mãe de Deus – CoMDeus, de São José do Campos (SP), publica a revista em quadrinhos “Turma do Biblincando”. A proposta é evangelizar crianças por meio de quadrinhos, brincadeiras, passatempos e histórias dos santos católicos. Segundo a diretora comercial da CoMDeus, Karina de Lima, a revista foi a primeira publicação católica em quadrinhos totalmente colorida do Brasil. A revista deu origem a um portal eletrônico, com tiras, passatempos e curiosidades.

Na entrevista a seguir, ela fala um pouco mais desse projeto.

 

 

DEUS NO GIBI – Qual o público alvo da Turma do Biblincando?

KARINA – São crianças de zero a 10 anos. Porém muitos adultos e também formadores BIBLINCANDO3de crianças, como professores e catequistas, utilizam a Turma na evangelização.

DEUS NO GIBI – Como foram desenvolvidos os personagens infantis? Houve algum tipo de estudo para definição das personalidades?

KARINA – Os personagens foram criados a partir do sonho e da inspiração do fundador da nossa comunidade, Antonio Ribeiro de Castro. Quando ele criou os personagens pensou nas várias personalidades que as crianças tem, como por exemplo, serem estudiosos, teimosos, meigos etc, mas todos foram pensados de forma que as crianças pudessem se identificar com a Turma e a evangelização fosse feita com eficácia.

DEUS NO GIBI – Existe um trabalho de acompanhamento pedagógico por trás das atividades oferecidas ao público, no revista e no site?

KARINA – Sim, a revista e o conteúdo do site são elaborados por membros de nossa comunidade, e alguns membros são pedagogos.

DEUS NO GIBI – Vocês dão o crédito dos desenhos da revista, para os artistas?

KARINA – Sim, no expediente da Revista é indicado quem fez os desenhos.

DEUS NO GIBI – Existe uma tendência de que o público migre para as edições virtuais?

KARINA – Hoje os assinantes da revista já tem acesso a uma parte exclusiva no site, onde podem ver a revista on-line. Mas acreditamos que as crianças gostam muito de ter a revista também em mãos, para folhear e fazer as atividades.

BIBLINCANDO4DEUS NO GIBI – Como funciona a relação com a Comunidade CoMDeus? Todo material produzido, com os personagens do Biblincando, é vinculado à missão?

KARINA – Sim, todo material é vinculado à missão, não há nada separado. Todo o faturamento é aplicado dentro da própria entidade, para a elaboração de novos produtos de evangelização e para a melhoria da própria revista.

DEUS NO GIBI – Um dos produtos que chama a atenção foi o DVD “Tentações de Jesus no Deserto”. Como surgiu esse projeto?

KARINA – Nós sempre estamos em busca de inovação e sabemos o quanto é escasso no mercado DVD’s católicos de evangelização. Por isso trabalhamos na elaboração deste DVD, um desenho animado que retrata bem como foi a tentação de Jesus no deserto. Todo o projeto foi desenvolvido em nossa comunidade.

Para conhecer mais sobre a Turma do Biblincando visite:
http://www.biblincando.com.br

Baixar em PDF