ENTRETENIMENTO A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO E DA ESPIRITUALIDADE

8 REGRAS DE NEIL GAIMAN PARA ESCRITORES

1. Escreva

2. Coloque uma palavra atrás da outra. Encontre a palavra certa, e escreva-a.

3. Termine o que você está escrevendo. Faça o que for necessário para terminar, e termine.

4. Afaste-se do texto. E leia como se nunca tivesse lido anteriormente. Mostre-o para os amigos cuja opinião você respeita e que gostam do tipo de coisa que você faz.

5. Lembre-se: quando as pessoas dizem a você que alguma coisa está errada ou não ficou boa, elas estão quase sempre certas. Quando elas dizem a você exatamente o que pensam que está errado, e como corrigir isso, elas estão quase sempre erradas.

6. Faça correções. Lembre que, mais cedo ou mais tarde, antes de alcançar a perfeição, você vai precisar seguir em frente e começar a escrever o próximo texto. Tentar a perfeição é como perseguir o horizonte. Vá adiante.

7. Ria das suas próprias piadas.

8. A principal regra da escrita é que se você fizer isso com segurança e confiança suficientes, poderá fazer o que quiser. (Isso pode ser uma regra para a vida toda, assim como para a escrita. Mas é definitivamente verdade para escrever.) Então escreva sua história, pois ela precisa ser escrita. Escreva honestamente e faça isso da melhor maneira possível. Não tenho certeza se existem outras regras. Nenhuma outra que importe.

 

– Neil Gaiman

Baixar em PDF