ENTRETENIMENTO A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO E DA ESPIRITUALIDADE

GAME OF THRONES E LIDERANÇA

Publicado em Economia

Que a série Game of Thrones é um fenômeno mundial todo mundo já sabe. Mas como um conteúdo de entretenimento pode ser usado no mundo corporativo? A resposta é simples, basta analisar o comportamento de certos personagens, em especial daqueles que tem características estrategistas.

 

Na série Game of Thrones, por ser uma trama em que o poder e a intriga são os destaques do enredo, é fácil identificar personagens cujas ações podem ser facilmente replicadas no mundo corporativo.

Nessa trama em si, os personagens que são dicas de lideranças que podem ser replicadas no universo profissional são: Jon Snow, Daenerys Targaryen e Tyrion Lannister, conforme analise feita pelo co-fundador e diretor de marketing da Arquivei, Vitor de Araujo.

Araujo listou cinco características desses personagens que podem ajudar no mundo corporativo. Veja:

1- Reputação e caráter

Na série, a construção de uma reputação pode ser identificada em Jon Snow . Na opinião do empresário, as atitudes deste personagem, em especial seu desapego em relação ao poder, o transformam em um modelo de caráter a ser seguido até mesmo por seus inimigos. “Isso, transformado para o ambiente de trabalho, como liderança , ética e
cumprimento de promessas, são atitudes positivas e são vistas como uma construção de respeito mútuo no ambiente de trabalho”, explica Araujo.

2-Dificuldade e atitude

A icônica frase de Eddard Stark: “O homem que dá a sentença deve balançar a espada” pode ser interpretada como assumir responsabilidades quando se é líder. Isso significa que esse profissional deve entender de forma plena o setor operacional que faz gestão e deve ajudar a equipe em todos os processos, auxiliando no fazer acontecer dentro do local.

3- Pensar “fora da caixa”

“Eu não vou parar a roda; eu vou quebrar a roda”, disse Daenerys Targaryen em um dos episódios da série. Ao analisar a fundo o significado dessas palavras é possível identificar quando mudanças são necessárias, especialmente quando os resultados esperados não são alcançados. “Um profissional proativo, que busca destaque entre os demais, deve pensar “fora da caixa” e enxergar possíveis soluções até então não cogitadas, mas que têm potencial”, enfatizou o co-fundador da Arquivei.

4- Aliados e equipe unida são indispensáveis

Para que a empresa funcione de forma alinhada e cresça é indispensável uma equipe unida e que se comunique de forma eficiente. Um bom exemplo para conseguir engajar pessoas é o do personagem Daenerys Targaryen , que a cada temporada consegue ter novos seguidores, o que ajuda a reforçar seu exército que luta por um ideal em comum, o trono, que é do personagem por direito.

5- Entre no jogo e se esforce

Sem esforços não existem resultados. Uma das frases do líder repleto de estratégias na série Game of Thrones, Tyrion Lannister , reforça essa premissa, diz que: “a mente precisa de livros, assim como a espada precisa da pedra de amolar para ficar afiada”. Segundo Araujo, bons líderes estão preocupados em aprender coisas novas o tempo todo. Isso fará com que os resultados sejam alcançados de maneira satisfatória.

 

Baixar em PDF