ENTRETENIMENTO A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO E DA ESPIRITUALIDADE

DESENVOLVENDO A EXPRESSÃO DE PERSONAGENS

Mostre o estado de espírito de seu personagem com uma folha de expressão

Publicado no Domestika

Desenhar um novo personagem não é tarefa fácil: você tem a ideia, procura as referências, faz vários esboços e testa … Quando finalmente chega a um resultado satisfatório, bem, ainda precisa testar as diferentes expressões que sua criação pode adotar.

Para levar esse processo adiante, Caio Martins (@caiorfmartins) recomenda a criação de uma folha de expressão. Esta folha permitirá que você entenda como seu personagem se comporta de diferentes ângulos durante vários estados de espírito.

Para criar sua folha de expressão, comece fazendo vários esboços em uma pose diferente da inicial. Isso o ajudará a começar a descobrir outras facetas da personalidade do personagem. Pense na sua criação de costas, sentada, de perfil … Irritada, surpresa, feliz!

 

Essa técnica é útil para ajustar muitos detalhes. Pergunte-se: como fica o cabelo do personagem por trás? E seus acessórios, como óculos e mochila?

O próximo passo é manter a mesma expressão nos três ângulos principais: frontal, três quartos e perfil. É importante imaginar o personagem girando 360 graus e traduzi-lo no desenho.

A folha de expressões serve como um guia de referência para diretores de arte que geralmente pedem para ver com antecedência como os personagens se parecem em diferentes estados de espírito.

A folha de expressão faz parte da folha de modelo, um documento que contém todas as informações relevantes sobre um personagem para quadrinhos, animação ou videogame. Nele é necessário detalhar, além disso, as roupas e acessórios que a pessoa vai usar, as cores que devem ser aplicadas em cada parte do desenho e outros detalhes importantes que compõem sua personalidade. Em alguns casos, um guia proporcional pode até ser desenvolvido para seguir em todos os momentos.

 

Baixar em PDF