ENTRETENIMENTO A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO E DA ESPIRITUALIDADE

FAZER TIRINHAS É FÁCIL

Tudo o que você precisa saber para começar a fazer tirinhas

Publicado pela Casa Beta

Por Nathália Araújo

Tirinhas são uma forma de contar histórias muito poderosa. Em apenas alguns quadros, você consegue dizer muita coisa. A combinação entre elementos visuais e textuais é o formato perfeito pra fazer rir, inspirar, desabafar e refletir. Mais importante do que a história é como você conta essa história. Veja aqui tudo o que você precisa saber para começar a fazer tirinhas!

ROTEIRO E STORYBOARD

Teve uma ideia? Agora você precisa levá-la para o papel! Pense na situação que você quer mostrar e em como distribuir as cenas em cada quadro. A melhor opção é ser concisa. Coloque apenas os elementos relevantes para o leitor se situar.

Pense no que você quer evidenciar, seja pelo enquadramento direto na expressão, como no primeiro e no último quadrinho, ou pela repetição das ações.

Fazer um storyboard é muito importante nessa etapa para planejar sua tirinha. Um storyboard é basicamente um rascunho no qual você pode testar diferentes enquadramentos e visualizar a melhor forma de executar seu trabalho final.

TIMING

Para fazer tirinhas, é importante saber o que mostrar e mostrar na hora certa. O humor está na quebra de expectativas e no seu ponto de vista inusitado. Use recursos como duplo sentido, exagero, acontecimentos aleatórios, referências a filmes, séries e cultura pop!

INSPIRAÇÃO

Um dos principais motivos das tirinhas terem se tornado tão populares na Internet é o sentimento de identificação que elas provocam. Seja através do exagero, ou outros recursos gráficos e de linguagem, é possível mostrar situações comuns sob uma outra perspectiva para gerar reconhecimento e empatia.

O cotidiano é uma ótima fonte de inspiração! Com tempo, você vai começar a ver as situações do dia-a-dia em forma de tirinhas e ideias vão surgir mais naturalmente.

Acompanhe o trabalho de outros artistas. Além de se inspirar com um trabalho que você admira, você pode usá-los como referência. Repare em como eles constroem as cenas e em como eles desenvolvem as expressões dos personagens.

TÉCNICAS

Não existe uma forma certa ou errada de fazer tirinhas. Você pode usar o método que você sentir que encaixa melhor com você. Seja na ilustração digital ou manual, o importante é produzir! Saber desenhar não é um pré requisito! Até os desenhos de palito têm seu charme quando se trata de tirinhas.

No entanto, dê atenção às expressões dos personagens. Os desenhos, afinal, devem dizer tanto quanto os balões de falas!

Conforme você desenvolve seu trabalho, seu traço acaba tomando forma. Seu estilo de desenho pode variar de acordo com a sua intenção, bem como o nível de detalhamento. Lembre-se que desenhar quadrinhos envolve certa repetição, então tome cuidado para não deixar de lado nenhum elemento e manter a coesão durante toda a história.

 

Baixar em PDF