ENTRETENIMENTO A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO E DA ESPIRITUALIDADE

O QUE UM PORTFÓLIO DEVE CONTER

1. As páginas originais ou cópias de seus desenhos a lápis.

O ideal é você ter de seis a doze páginas desenhadas. Mais do que isso é exagero. Mostre o que você pode fazer e não seja redundante. Quem estiver analisando seus desenhos tem de ter acesso fácil à extensão e aos limites de suas capacidades baseado nas páginas desenhadas.

Isso significa que as páginas devem conter pelo menos duas cenas diferentes de pelo menos três páginas cada cena.

(…)

Alguns desenhos de página inteira ou capas podem completar bem seu portfólio. Mas tenha noção de que desenhos de página inteira estão lá para acrescentar, e não substituir as páginas de narrativa. Editores precisam ver o quanto você pode dominar e desenhar bem uma narrativa, e é isso que você deve priorizar na apresentação de seu trabalho.

2. Cópias reduzidas de seus trabalhos.

Todo o conteúdo de seu portfólio tem de ter cópias reduzidas. Grampeie as cópias e, na primeira folha, coloque seu nome, endereço, número de telefone e e-mail. Se você tiver um cartão de visitas, anexe ao pacote.

(…)

Faça o seu portfólio o mais específico possível. Se você quer ser um desenhista, não inclua páginas arte-finalizadas ou coloridas no portfólio. Você pode até ser multitalentoso, mas é importante manter seu portfólio simples e direto. Se você acha que quer ser desenhista, arte-finalista e coloristas, você pode mostrar um portfólio que demonstre todas essas suas habilidades. Mas seja cuidadoso pois o editor pode se confundir.

(…)

Em nenhuma circunstância mostre uma página sem estar concluída. Este é o beijo da morte para o aspirante a quadrinista, causando uma péssima impressão em quem avalia seus desenhos. Ninguém quer um desenhista que seja bom fazendo uma página pela metade. Qualquer quer seja seu objetivo nos quadrinhos – lápis, arte-final ou cores – apresente suas páginas concluídas.

(…)

Quando você tiver a chance de ter seu portfólio avaliado, irá obter respostas que podem machucá-lo ou ajudá-lo. Pode ser difícil ouvir críticas a seu trabalho. Cada um tem uma maneira diferente de avaliar suas páginas. Alguns podem gentilmente oferecer algumas dicas; outros podem oferecer uma crítica mais severa. Não deixe que as críticas mais severas o magoem. Não leve tais críticas como algo pessoal. Aprenda com elas e tente focalizar seus esforços para corrigir os pontos que foram criticador por mais de um profissional.

 

GUIA OFICIAL DC COMICS
DESENHOS
OPERA GRAPHICA EDITORA
Capítulo 14
“O PRIMEIRO TRABALHO”

Baixar em PDF