ENTRETENIMENTO A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO E DA ESPIRITUALIDADE

Crie sua HQ

Fazer sua própria história em quadrinhos pode ser mais fácil do que você imagina. Existem sites que oferecem, gratuitamente, ferramentas para desenvolver sua narrativa. Confira algumas sugestões:

PIXTON

http://www.pixton.com/br/

Com acesso em português, é a opção mais funcional e completa para criar quadrinhos sem a necessidade de se saber desenhar. Possui versões para uso pessoal, educacional e profissional. Não há limitação de forma para os quadrinhos, nem de posição para os painéis. Aceita fotos e objetos. Tem acesso para tablets e opções de compartilhamento nas redes sociais. Exige cadastro.

WPIXTON

STORY BOARD THAT

https://www.storyboardthat.com/pt/storyboard-criador

É uma das mais completas opções para produzir quadrinhos. Possui uma quantidade enorme de cenários e de personagens – incluindo figuras histórias, que podem ser personalizadas. O site oferece poses de braços, movimento do tronco, expressões faciais e várias outras funcionalidades. Até o layout dos quadros pode ser definido pelo usuário. Exige cadastro para baixar a história produzida.

STRIP CREATOR

http://www.stripcreator.com/make.php

A interface de composição é pouco atrativa, mas funciona corretamente. São dezenas de opções de cenários e personagens. Entre as limitações estão a impossibilidade de mover os balões e de alterar o tipo de fala. Aceita tiras de até 3 quadros e oferece modelos de composição próprios, só para inserção de texto. Exige um cadastro no site para salvar a história criada.

WSTRIPCREATOR

 

STRIP GENERATOR

http://stripgenerator.com/

A interface do site é funcional e simples, assim como o layout dos personagens. Permite que você escolha a quantidade de quadrinhos na tira, tamanho dos personagens, disposição e objetos adicionais. Não é necessário fazer cadastro para começar a criar – mas nessa modalidade há limitação de funcionalidades.

WSTRIPGENERATOR

MAKE BELIEFS COMIX

https://www.makebeliefscomix.com/creating-comix/

A interface do site é simples, mas não muito prática. Oferece pouca diversidade de personagens, que
aparecem num estilo mais cartunesco. Tem modelo de tira em 4 quadros e não há cenário disponível.
Algumas opções de objetos para inclusão na narrativa. Exige cadastro para download da história.

WMAKESBELIEFCOMIX

COMIC CREATOR

http://www.readwritethink.org/files/resources/interactives/comic/

A mecânica do site é mais voltada para crianças. As opções de edição são poucas, mas é possível compartilhar o resultado final diretamente nas redes sociais.

WBOYSLIFE

CANVA

https://www.canva.com/pt_br/criar/tirinhas/

Tem uma interface moderna e intuitiva, em português. Permite a modificação de todos os elementos e disponibiliza formas prontas. Algumas imagens só podem ser usadas com pagamento, assim como o download do desenho livre da marca d’água. Exige cadastro.

WITTY COMICS

http://www.wittycomics.com/

Utiliza uma interface semelhante à do Strip Creator. As miniaturas do menu são de difícil visualização e não dá pra alterar muita coisa. Porém, oferece opções diferentes de balões de fala. Só aceita tiras de 3 quadros. Exige um cadastro no site para salvar a tira criada.