ENTRETENIMENTO A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO E DA ESPIRITUALIDADE

CONVERSANDO SOBRE ‘HOMEM-ARANHA: NO ARANHAVERSO’

Por Nedra McDaniel

Homem-Aranha: no Aranhaverso tem grandes temas que podem servir como recurso para uma conversa significativa e profunda com filhos e alunos. Cada vez que vi o filme, consegui tirar mais proveito disso.

1. A Importância de um Mentor

Em Homem-Aranha: no Aranhaverso, a versão mais antiga de Peter Parker tem a oportunidade de orientar o jovem e mais novo herói, Miles Morales. Os dois compartilhavam um vínculo único de compartilhar experiências semelhantes. Peter hesitou no começo, mas, com o tempo, ao orientar sua visão, paixão e propósito, foi renovado, ajudando Miles a ver seu potencial.

Outro personagem do filme é o tio de Miles, Aaron, que é mais um personagem complexo. Ele tem um relacionamento próximo com Miles, mas também fez algumas escolhas ruins.

O relacionamento de Miles com seu pai também se torna mais próximo ao longo do filme, quando ele começa a entender que seu pai quer ajudar a mantê-lo seguro e experimentar seu potencial máximo na vida.

Cada um de nós pode influenciar alguém a fazer boas ou más escolhas. É importante entrar em contato com alguém mais distante do que você e pedir ajuda.

Todos também podem fazer a diferença e ser uma inspiração para alguém, independentemente da idade.

Pergunte: Quem é alguém que você admira que você poderia alcançar? O que você admira neles?

2. Lidando com a perda de alguém que você ama

Em Homem-Aranha: no Aranhaverso dois personagens importantes morrem – SEM SPOILERS!!

Cada personagem lida com essa perda em sua vida seguindo em frente. A morte é uma dura realidade da vida que ainda pode ser dolorosa anos depois que a pessoa se foi.

Pergunte: Como você lidou com a perda de alguém de quem gostava e como isso afeta a maneira como você vive hoje?

3. Aceitando responsabilidades

Cada personagem teve a oportunidade de fazer a sua parte para melhorar as coisas. O filme desafia e estimula os espectadores a entender que é importante se envolver quando vemos algo que é injusto e que “qualquer um pode usar a máscara” e fazer a diferença.

Pergunte: O que é que você vê no mundo que parece injusto e o que você poderia fazer para melhorar?

4. Descubra seus dons e talentos exclusivos

Durante o filme, Miles descobriu que ele tinha alguns poderes especiais únicos que os outros personagens do Homem-Aranha não tinham. Cada um de nós tem diferentes habilidades naturais, dons e habilidades para a vida.

Miles descobriu que ele precisava ser o Homem-Aranha em seu próprio estilo. Nós não fomos feitos para fazer as coisas exatamente como outra pessoa.

Pergunte: Quais são as coisas que você faz bem? O que você gostaria de tentar ou melhorar? Que tal experimentar fazer amigos, praticar esportes, desenhar, cantar ou tocar músicas?

5. O poder do trabalho em equipe

No filme houve muito trabalho em equipe entre os personagens do Spider-Verse (um alternativo Peter Parker mais velho, Spider-Woman, um homem-aranha noir dos anos 30, uma versão anime “Peni Parker”, Spider-Ham “Peter” Porker ”).

Eles trabalharam juntos para derrotar os bandidos. Todos compartilhavam um vínculo especial, por serem versões únicas do Homem-Aranha, e colocavam seus egos de lado para um propósito maior.

Pergunte: Qual é o objetivo que você deseja alcançar que precisará incluir outras pessoas?

Que idade é apropriada para o Homem-Aranha: no Aranhaverso?

O filme é classificado como PG e recomendado para maiores de 8 anos. Eu tive alguns amigos me perguntando sobre as crianças mais jovens e eu perguntei se os seus filhos viram algum outro filme da Marvel que é o PG 13. Se eles já viram outros filmes da Marvel, eu não acho que eles vão ter um problema.

Eles serão expostos a dois personagens morrendo no filme e o enredo com diferentes dimensões pode ser um pouco confuso para o público mais jovem. Há também várias cenas em que o incrível estilo de animação é realmente intenso e colorido, o que pode desencadear crianças com problemas sensoriais.

Eu perguntei a minha amiga que trouxe seu filho adolescente com necessidades especiais e ela concordou que poderia ser um pouco intenso demais para alguns. Não faria mal assistir primeiro e depois decidir.

Como mãe de adolescentes, apreciei como o filme mostrou perfeitamente os dois lados da dinâmica do amor e dos limites dos pais para seus filhos — e a luta de seus filhos para que fossem vistos como mais crescidos.

Baixar em PDF