ENTRETENIMENTO A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO E DA ESPIRITUALIDADE

FORTNITE E A BÍBLIA

A menos que você tenha vivido em uma tribo na selva ou esteja em coma desde o ano passado, você está plenamente ciente do fenômeno Fortnite. Seus filhos estão jogando. Seus netos estão jogando. Você também pode até estar jogando. Este videogame literalmente tomou o mundo pela tempestade (piscadela). Junto com o ministério pastoral, eu dirijo um ônibus escolar em minha cidade e cada… único… dia há conversa entre os alunos do ensino médio de Fortnite, variando das ‘peles’ que eles têm aos lugares que eles amam ‘largar’ para o que é sua arma favorita e movimento de dança. É incompreensível.

Eu não jogo este jogo (os controles agora têm mais de 20 botões, e estou acostumado com o único botão da Atari), mas meu filho jogou esse jogo um pouco antes de sair para a faculdade sem seu PlayStation.

Este jogo visualmente amigável e aventureiro é cheio de ação e diversão, que agrada os sexos e as idades. Sem entrar nos meandros do jogo, coloco algumas verdades que todos nós podemos aprender com Fortnite enquanto continuamos nossa caminhada com Cristo.

 

Esquadrão contra o solo

A vida é melhor em um esquadrão

Você pode jogar sozinho, tentando conquistar o mundo sozinho e aprimorar suas habilidades dessa maneira. Mas a maioria das pessoas que eu vi e ouvi falar gostam de jogar em esquadrões ou duos. Através de seus sistemas de jogos, eles podem se comunicar uns com os outros no jogo e desenvolver uma estratégia enquanto o jogo continua. Por que você mesmo assume o mundo quando pode fazer parte de uma equipe e conquistar juntos? Os membros da equipe ficam de costas quando você não consegue ver essa pessoa chegando em você. Os membros da equipe podem lhe dar itens que você precisa, se acontecer de tê-los. E os membros da equipe se alegram quando você realiza algo que promove o plano para a equipe. Os membros da equipe se encorajam quando as coisas não acontecem como planejado e comemoram quando a vitória é alcançada. O trabalho em equipe leva à vitória.

Nossa caminhada com Cristo é muito semelhante. Por que você iria querer passar a vida todos os dias confiando apenas em si mesmo? Todos nós temos pessoas em nossas vidas que nos ajudam e nos ajudam quando as coisas não estão indo bem. Se você não tem esse tipo de pessoa em sua vida, encontre algumas. Estamos destinados a nos conectar com os outros e fazer a vida juntos. Encontre o seu esquadrão.

 

Somos todos iguais

Quando uma rodada Fortnite começa, todo mundo está caindo com absolutamente nada, exceto as roupas. Sem armas. Sem defesas. Nada. Depois de aterrissar, você precisa explorar a área e procurar itens que fortaleçam sua capacidade de ganhar (armas, itens de saúde, defesas etc). Você deve sair e abrir baús de tesouro para obter itens ou você não vai durar muito tempo no jogo.

Como seguidores de Cristo, chegamos à cruz sem nada a não ser uma gratidão que não pode ser medida pelo que Cristo fez por nós. O chão está nivelado na cruz. Cristo conferiu a cada um de nós presentes e talentos. Alguns de nós sabem o que são e os usamos todos os dias. Alguns de nós não têm realmente uma pista e precisam pesquisar profundamente dentro de nós mesmos, através da orientação do Espírito Santo, para descobrir isso. Se não abrirmos o baú dos presentes e dos chamados em nossas vidas, e depois usá-los, não seremos muito úteis para Cristo enquanto seguimos nossas vidas cotidianas.

 

As peles não importam – como em tudo na vida

No jogo, um jogador pode comprar, seja com ‘V bucks’ ou dinheiro real, itens que farão seu personagem parecer mais legal ou mais estiloso. Você pode obter tudo, de mochilas e jaquetas a uma fantasia de coelhinho da Páscoa. A verdade que absolutamente me surpreende é que destes, absolutamente, 100% não melhoram seu personagem real para torná-lo um jogador melhor no jogo. Todas as peles são simplesmente para estética. Apenas para fazer você parecer bem. Fortnite literalmente arrecadou milhões de dólares de pessoas que compram coisas em seu jogo que realmente não importam. Eles não melhoram a experiência.

Como seguidores de Cristo, podemos alcançar a casa maior, um trabalho melhor, mais amigos e mais coisas, e descobrir que é a “vontade de Deus” para nós. Não. Simplesmente não. Eu acho que o apóstolo Paulo teria algo a dizer sobre isso. A vontade de Deus para nós é nos aproximarmos dele e experimentar toda a maravilha e majestade que só ele tem a oferecer e viver nossas vidas por ele. Lembro-me de um título de livro que vale: “Jesus + Nada = Tudo”. Tudo fora do nosso relacionamento com Cristo e a missão e visão que Ele nos deu são feno, madeira e palha. Concentre-se no que importa. Se você não sabe o que é isso, dê uma boa olhada e peça a Cristo para lhe esclarecer.

 

Onde estamos caindo

‘Então, onde estamos deixando os garotos’.

Se eu tivesse um dólar por cada vez que ouvi esta frase, eu seria capaz de comprar uma pequena ilha. Em Fornite, você voa bem acima da massa de terra abaixo e “desce” do navio, pousando em uma determinada área do mapa, iniciando sua partida. A partir daí, você encontrará itens que o ajudarão a levar você e sua equipe à vitória. Algumas equipes gostam de cair em certas áreas porque conhecem o leito da terra e como capitalizar seu posicionamento. Outros gostam de mudá-lo e ir de uma área para outra, imaginando que há um bom saque lá que lhes dará uma boa chance de vitória.

Outros acham que há áreas de sorte do mapa que tendem a ter mais itens disponíveis do que outros (isso não é verdade … é aleatório). Enquanto finalmente, há jogadores que vão para as novas áreas para explorar e descobrir que coisas novas estão no jogo (essas pessoas geralmente são cumprimentadas por muitos outros da mesma mentalidade, geralmente levando a um fim prematuro).

Como seguidores de Cristo, fomos abandonados onde estamos. Escola, trabalho, vizinhança e família. Estamos equipados por Cristo para realizar a Grande Comissão, onde fomos “descartados”. Nunca pense que onde você está é um erro ou uma perda de tempo. Paulo poderia ter pensado isso quando ele estava na prisão, mas ele ganhou a maior parte da prisão para Cristo. Então pare com esse argumento. Se você é jovem e olha para o resto de sua vida, essa é uma questão extremamente relevante. Onde eu vou para a escola? Qual carreira eu quero? Com quem vou compartilhar minha vida? Onde quer que você seja “descartado” no decorrer de sua vida, lembre-se sempre de que você está lá por um propósito. Deus não te colocou por engano.

 

As pessoas falam sobre isso, sem parar

Como mencionei antes, dirijo um ônibus escolar na cidade em que moro. Eu escolho crianças de uma vasta faixa de nacionalidades. Há crianças que são novas no Canadá e aquelas que são de segunda geração. Não muitos, se houver, canadenses de terceira geração estão no meu caminho. Enquanto me sento ao volante, ouço as crianças falando sobre o que fizeram em Fortnite na noite anterior. A cor da pele não atrapalha. Sua religião … não importa. Como eles jogaram Fortnite e as pequenas dicas e truques que eles podem aprender é tudo o que gostam. Perguntar a alguém o que fizeram em Fortnite na noite passada é como conversar com alguém sobre o tempo. É comum.

Imagine por um momento os seguidores de Cristo falando sobre nosso relacionamento com Deus todos os dias quando encontramos companheiros em Cristo e até mesmo aqueles que não são. A unidade para dizer às pessoas o que Cristo está fazendo em sua vida e pedir ajuda em relação a áreas de nossas vidas que precisam de trabalho. Somos chamados, como cristãos, a construir e encorajar uns aos outros na fé, diariamente. A tribo de Fortnite faz isso em espadas. Nós precisamos seguir o exemplo.

 

Ele se infiltrou na vida das pessoas e na sociedade

A internet é um modo de vida para aqueles com menos de 30 anos. Você pode entrar no YouTube agora e encontrar literalmente milhões de vídeos com dicas sobre como ganhar no Fortnite. Você pode até assistir vídeos de pessoas jogando o jogo. Os jovens correm para terminar as tarefas para que possam entrar online e jogar. As crianças não podem esperar para sair do ônibus para voltar para casa e entrar em algumas partidas antes do jantar. A vida gira em torno de chegar ao tempo em que se pode jogar Fortnite.

YouTubers fazem milhões de dólares apenas com streaming de vídeo de si mesmos jogando e as pessoas assistindo. Os pais (não este) estão contratando jogadores para treinar seus filhos para que eles possam obter mais vitórias no jogo. Existe até uma versão Fortnite do Monopoly nos trabalhos.

Como seguidores de Cristo, desejamos que o evangelho se infiltre em nossas vidas e no mundo ao nosso redor, de modo que ele transforme a própria paisagem de nossos seres e sociedades. Como seguidores de Cristo, nossas vidas precisam girar em torno de Cristo e nada mais. Quando Cristo é a única coisa que importa, todo o resto se encaixará. Precisamos ter esse novo desejo de estar com Cristo tanto quanto pudermos. Precisamos desenvolver um novo amor pelas escrituras e pelas verdades que ela contém. Só então poderemos fazer incursões significativas em uma sociedade que precisa desesperadamente de Jesus.

Kevin

Publicado no Pastor’s Place Blog

 

Baixar em PDF