ENTRETENIMENTO A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO E DA ESPIRITUALIDADE

INDIANA JONES E OS CAÇADORES DO PODER DE DEUS

YADDINDIANAJONES3

 

Tudo começou em 1981, em “Os Caçadores da Arca Perdida”. Baseado numa história de George Lucas e Philip Kaufman, esse filme de aventura lançou um dos mais icônicos personagens do cinema, Indiana Jones, e o colocou à procura do maior tesouro da história – a Arca da Aliança, que continha as tábuas com os dez mandamentos (Êxodo 25:16), a vara de Arão (Num. 17:10) e um vaso com maná (Êxodo 16:33). No filme, os nazistas descobrem o lugar onde a Arca teria sido ocultada – a cidade antiga da Tanis.

Obcecado com relíquias religiosas, Adolf Hitler tem a intenção de usar o poder de Deus, contido na arca, para cumprir seus propósitos de supremacia mundial. O serviço de inteligência americana decide, então, enviar o professor Jones para localizar a Arca da Aliança e levá-la aos Estados Unidos antes que os nazistas cumpram seus planos.

A primeira parada de Indiana Jones é o Nepal, onde ele espera encontrar um artefato essencial para localizar a Arca. Contudo, os nazistas seguiram todos os passos dele e Indiana Jones conseguiu escapar da perseguição no último instante, levando em segurança sua ex-namorada, Marion.

Indiana e Marion seguem para o Egito, onde contam com a ajuda de um velho conhecido, Sallam, e conseguem localizar e desenterrar a Arca.

Depois de escaparem dos nazistas, Indiana Jones e Marion são capturados e obrigados a participar da cerimônia que irá descobrir os segredos da Arca da Aliança. Só os dois, respeitando o poder divino ali dentro, conseguem escapar com vida, provando que “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria” (Salmo 111:10).

Assim como os antigos israelitas, os nazistas do filme descobriram que o poder de Deus não pode ser confinado a um objeto, como uma lâmpada mágica, nem pode ser manipulado conforme nossos desejos e planos. Deus é maior do que qualquer artefato ou pensamento. Ele é também maior que qualquer coisa que possamos imaginar.

Dessa forma, deixe que a sua maior busca seja pela proximidade desse Deus e pela Sua sabedoria, não pelas bençãos ou benefícios que Ele possa trazer.

“Amo os que me amam, e quem me procura me encontra”. (Provérbios 8:17)

 

YADDINDIANAJONES4

Para refletir:

por que algumas pessoas carregam objetos ou amuletos, crendo que são reservatórios do poder divino?

por que muitos querem controlar a ação de Deus?

se do céu não fosse derramada uma benção sequer sobre a sua vinda, ainda assim confiaria e seguiria a Jesus?

OS CAÇADORES DA ARCA PERIDA
(1981)
Dirigido por Steven Spielberg
Paramount Pictures

 

YADDINDIANAJONES2

 

Texto extraído do livro
Movie Lover’s Devotional
Strauss Miller
Barbour Publishing, 2011
pg 184

 

Baixar em PDF